A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) retoma, nesta segunda-feira (28/3), as atividades presenciais em todas as áreas.
As salas de aula já estão configuradas de acordo com os protocolos que regem o retorno, o uso de máscaras continua obrigatório, tanto nos espaços internos quanto nos externos.
De acordo com o Comitê Permanente da UFMG de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, a retomada integral das atividades nos campi é segura neste momento da pandemia.
A coordenadora do Comitê, professora Cristina Alvim, informou por meio do site da UFMG, que 98% da comunidade universitária está imunizada com pelo menos duas doses, de acordo com levantamento feito por meio do sistema MonitoraCovid.
Quarentena
Segundo o protocolo anterior, cada caso de infecção confirmado em uma turma de graduação, por exemplo, provocava a suspensão das aulas daquele grupo por 14 dias. Novos achados e conhecimentos sobre transmissão e outras características da doença – já se sabe, entre outras coisas, que o vírus é transmitido de dois dias antes a três dias após o aparecimento dos sintomas – autorizam a atualização do protocolo.
A partir de agora, as aulas serão suspensas por uma semana se aparecerem, numa mesma turma, três casos no prazo de até sete dias.
Reforço na vacinação
O início do semestre letivo será marcado por estratégias de acolhimento, sinalização dos espaços e divulgação das medidas de proteção.
Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, duas unidades de vacinação serão instaladas: uma no campus Pampulha e outra no campus Saúde.
A Comissão do Conselho Universitário analisa as ações para garantir a ampla vacinação da comunidade e avaliar a viabilidade de adoção do comprovante vacinal.