Os veículos eletrificados responderam por 16,8% de todas as vendas de carros zero km no Brasil, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que aponta os híbridos como a maior fatia desse total. Esse resultado significa que, a cada seis carros vendidos no país, um é eletrificado — participação que, segundo a entidade, é a maior já registrada no Brasil. Do total, 35% são híbridos produzidos em território nacional. Entre os modelos mencionados, está o Haval H6 HEV, que tem produção nacional, foto divulgada pela GWM. O presidente da Anfavea, Igor Calvet, afirmou: “Esse resultado reforça a importância da produção local no processo de transição tecnológica e indica uma trajetória de crescimento ao longo de 2026”.
Carro sustentável aumenta as vendas em 22,8%
Além do avanço dos modelos eletrificados, os veículos habilitados para o programa Carro Sustentável tiveram crescimento expressivo nas vendas entre julho de 2025 e janeiro de 2026, na comparação com o mesmo período entre 2024 e 2025. Desde o início do programa, foram comercializadas 282 mil unidades desses veículos. No período anterior, entre 11 de julho de 2024 e 31 de janeiro de 2025, o número de emplacamentos foi de 230 mil. Ao separar o crescimento por tipo de venda, as realizadas por concessionárias foram as que mais avançaram, com alta de 63,1%, enquanto as vendas diretas — feitas sem a intermediação de concessionárias — cresceram 13,1%. No ano passado, o volume desses veículos chegou a 201,4 mil emplacamentos, sugerindo alta de 14,5% em relação ao período anterior ao programa.
O que é o programa Carro Sustentável?
O programa Carro Sustentável isenta o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos compactos com alta eficiência energética-ambiental fabricados no Brasil. Para ter direito ao IPI zero, o carro deve emitir menos de 83 g de CO₂ por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil (inclui etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem) e enquadrar-se em uma das categorias de carro compacto. A nova tabela parte de uma alíquota base de 6,3% para veículos de passageiros e de 3,9% para comerciais leves, que será ajustada por um sistema de acréscimos e decréscimos. O cálculo levará em conta critérios como eficiência energética, tecnologia de propulsion, potência, nível de segurança e índice de reciclabilidade. Segundo o governo, o decreto não terá impacto fiscal. O decreto prevê ainda que veículos com melhores indicadores receberão descontos nos impostos, enquanto os com piores avaliações sofrerão um acréscimo. O governo estima uma redução das alíquotas para 60% dos veículos comercializados no Brasil, considerando o número de carros vendidos em 2024.
A lista de veículos habilitados para o programa Carro Sustentável inclui Renault Kwid; Fiat Mobi; Fiat Argo; Hyundai HB20; Hyundai HB20S; Volkswagen Polo; Volkswagen Saveiro; Volkswagen T-Cross; Volkswagen Nivus; Chevrolet Onix; Chevrolet Onix Plus.
Essa reportagem está em atualização.
via g1
Fonte: g1 (via Globo)
06 de fevereiro de 2026
Crédito da foto: divulgação/GWM

















