Um em cada três mineiros planeja gastar mais de R$ 1.000 na Black Friday 

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Levantamento da TIM com mais de mil clientes revela consumidor jovem engajado e focado em itens de alto valor, como smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos; PIX se consolida como método de pagamento preferido

Minas Gerais, 17 de novembro de 2025 – A Black Friday de 2025 promete ser um período de forte consumo, especialmente entre o público jovem. Uma pesquisa inédita do TIM Ads, plataforma de publicidade da TIM, revela que a maioria dos clientes da operadora pretende aproveitar as ofertas da data. O levantamento, realizado com 1,1 mil pessoas (65% delas com idade entre 18 e 35 anos), destaca um consumidor disposto a investir: 35% dos entrevistados planejam um gasto superior a R$ 1.000

O otimismo se reflete na disposição de gastos. O grupo de consumidores que pretende gastar mais de R$ 1.000 é o mais expressivo, somando 35% (dividido entre 20% que planejam desembolsar de R$ 1.001 a R$ 2 mil e 15% que devem investir acima de R$ 2 mil). Na sequência, 22% miram gastos entre R$ 101 e R$500, e outros 19% entre R$ 501 e R$ 1 mil. Apenas 3% afirmaram não ter intenção de gastar, reforçando o alto engajamento da data.

Os itens de maior valor estão no radar desse público. Categorias como eletrodomésticos (17%), móveis (17%), smartphones (15%) e eletrônicos (14%) se destacam no levantamento. Roupas (16%) calçados (16%), também continuam entre as principais opções dos consumidores.

A pesquisa do TIM Ads também mapeou o comportamento de compra, mostrando um consumidor “omnichannel”. A maioria (32%) planeja dividir as compras entre lojas físicas e virtuais, aproveitando o melhor dos dois mundos. O restante do público se divide entre os que preferem apenas lojas físicas (23%) e os que optarão somente pelo online (20%). 

Refletindo a digitalização do consumidor, o PIX foi citado por 34% dos respondentes como o meio de pagamento preferido, seguido por dinheiro (18%), cartão de crédito (13%) e cartão de débito (16%). 

O levantamento também aponta um consumidor mais seletivo. Embora 42% acredite nos descontos reais e enxerguem impacto positivo na data, 51% analisam as ofertas com mais cautela, buscando confirmar se os descontos são reais, o que demonstra um comportamento de compra mais consciente.

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