Local será destinado à custódia de ex-servidores e servidores presos preventivamente
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informou com exclusividade ao Por Dentro de Tudo, nesta quinta-feira (07), que visando a melhoria do sistema prisional e, sobretudo, a humanização do atendimento, está promovendo transformações estruturais na unidade prisional de Matozinhos, objetivando a mudança no público custodiado.
No local passará a funcionar a casa de Custódia do Agente de Segurança Penitenciário e do Agente de Segurança Socioeducativo, unidade exclusiva para custódia de ex-servidores e servidores presos preventivamente, que atualmente ficam custodiados em unidades diversas do Estado. O decreto que cria a unidade específica já foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais.
A medida trará, também, economia aos cofres públicos tendo em vista que otimiza a logística de custódia deste público específico. Os presos que estavam custodiados no Presídio de Matozinhos estão sendo transferidos para outras unidades prisionais da região.
O objetivo é que a unidade, voltada exclusivamente para servidores e ex-servidores passe a funcionar ainda este ano. Esta é mais uma medida da Sejusp que visa melhorar a gestão prisional e que trará reflexos na segurança das unidades prisionais.