Uso de inteligência artificial para montar dietas preocupa especialistas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A criação de dietas personalizadas com a ajuda de Inteligência Artificial (IA) vem ganhando espaço nas redes sociais. A promessa de praticidade e economia atrai usuários que inserem dados pessoais em plataformas digitais para receber planos alimentares. No entanto, especialistas alertam que essa prática pode trazer riscos à saúde.

A nutricionista e educadora física Dani Borges alerta que, apesar dos avanços da tecnologia, a IA ainda não é capaz de avaliar aspectos essenciais como exames laboratoriais, histórico de saúde, sinais clínicos e fatores hormonais. “Cada pessoa tem necessidades únicas. Confiar exclusivamente em um sistema automatizado pode ignorar intolerâncias alimentares, deficiências nutricionais e até questões emocionais relacionadas à comida”, explicou.

Para a profissional, a supervisão de um nutricionista é indispensável quando se trata de alimentação e saúde. “Usar IA para montar uma lista de compras é uma coisa. Outra bem diferente é confiar nela para definir as necessidades do seu organismo. Saúde exige responsabilidade”, completou.

Fonte da matéria: O Tempo – Saúde e Bem-Estar

Foto: marilyn barbone / Shutterstock

Encontre uma reportagem