fbpx

Uso de internet por crianças entre 6 e 8 anos dobrou na última década

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O uso da internet entre crianças brasileiras de até 8 anos cresceu significativamente nos últimos dez anos, segundo um estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) durante o Dia da Internet Segura.

Entre 2015 e 2024, a proporção de crianças de 0 a 2 anos que acessam a internet subiu de 9% para 44%. Já na faixa de 3 a 5 anos, o crescimento foi de 26% para 71%, enquanto entre crianças de 6 a 8 anos o índice dobrou, passando de 41% para 82%.

O estudo também revelou que a posse de celulares cresceu nessa faixa etária. Em 2024, 5% das crianças de 0 a 2 anos, 20% das de 3 a 5 anos e 36% das de 6 a 8 anos já tinham um aparelho próprio. Em contrapartida, o uso de computadores caiu no mesmo período.

A pesquisa destacou diferenças de acesso conforme a classe social. Crianças de classes mais altas apresentaram maior uso da internet e posse de celulares do que aquelas em domicílios de menor renda.

Outro fator que impulsionou esse crescimento foi a pandemia da Covid-19, que elevou a posse de dispositivos móveis entre crianças a partir de 3 anos. Desde 2021, esses números se estabilizaram em um patamar mais alto do que o registrado antes da pandemia.

Encontre uma reportagem