A Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta sexta-feira, 18, recomendações para instituições de ensino quanto à liberação do uso de máscaras em atividades ao ar livre. Segundo a nota técnica, torna-se facultativo o uso de máscaras nas escolas de Sete Lagoas durante as atividades realizadas ao ar livre, bem como durante a prática de atividades físicas em ginásios ou quadras cobertas.
“A decisão sobre a manutenção ou não do acessório de proteção durante essas atividades caberá a cada família e será facultativa, devendo as mesmas dar ciência às escolas, por escrito, sobre sua decisão. Esclarecemos aos pais, alunos e professores que a liberação do uso das máscaras no município está seguindo a medida adotada pelo Estado e acontece devido ao aumento do índice de vacinação no município e uma melhora nos indicadores da pandemia”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, ressaltando que a medida pode ser revista em caso de alteração substancial na taxa de incidência da doença em Sete Lagoas.
A recomendação considera o atual nível de transmissão da Covid-19; o aumento da cobertura vacinal, inclusive na comunidade escolar; a capacidade de resposta do sistema de saúde no Estado; a acessibilidade e equidade das vacinas aplicadas; o histórico recente de surtos de Covid-19 e monitoramento de tendências nas escolas no município; e as deliberações dos decretos Municipal e Estadual quanto à flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos.