Uso medicinal da maconha avança na Assembleia de Minas com aprovação de projeto sobre canabidiol

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Sem grande repercussão popular ou campanhas nas redes sociais, um projeto de lei que libera o uso medicinal do canabidiol — composto derivado da maconha — avançou em todas as comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A proposta, de autoria da deputada Beatriz Cerqueira (PT), passou pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e agora segue para votação em plenário.

O projeto permite o uso medicinal do produto industrializado, regulamentado pela Anvisa, contendo apenas derivados vegetais ou fitofármacos da Cannabis sativa. Além disso, autoriza o cultivo e a pesquisa da planta para fins terapêuticos e garante a distribuição gratuita dos medicamentos à rede pública de saúde de Minas.

Durante a tramitação, parlamentares de diferentes espectros políticos demonstraram apoio, destacando que o tema não é ideológico, mas sim uma questão de ciência, cuidado e direito ao tratamento adequado. Campanhas de esclarecimento sobre o uso do canabidiol também foram incluídas no parecer final.

Foto: Douglas Magno

Fonte: Hermano Chiodi, O TEMPO

Encontre uma reportagem