fbpx

Vacinação contra o sarampo é prorrogada em MG

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Mais de oito milhões de pessoas com idade entre 20 e 49 anos ainda não se vacinaram contra o sarampo, em Minas Gerais. Ainda dá tempo de se imunizar, pois a campanha foi prorrogada até o dia 31 de agosto. O Estado já teve 12 casos confirmados este ano.

Em Minas, apesar da expectativa do governo em vacinar mais de nove milhões de pessoas, apenas um milhão de doses foram aplicadas. Uma cobertura vacinal de 11,64%, bem abaixo do esperado, contra o vírus do sarampo, que voltou a circular no país em 2018.

Josianne Gusmão é coordenadora estadual do programa de imunizações e explica que a vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas, porque a campanha é indiscriminada. Isso significa que, mesmo que a pessoa já tenha o cartão de vacina atualizado, ou seja, constando registro de vacina contra o sarampo, as pessoas que pertencem a esta faixa etária precisam se vacinar.

Sobre o sarampo

O vírus sarampo ainda circula em grande quantidade em várias regiões da Europa e da América. Por causa das migrações e de viagens internacionais, o vírus foi importado e voltou a circular no país desde fevereiro de 2018. A baixa imunização da população brasileira, que vem caindo nos últimos anos, também contribuiu para a volta da circulação do vírus.

Encontre uma reportagem