Nesta semana o governo do estado divulgou o edital do concurso público para Polícia Penal com 2.420 vagas de nível médio oferecidas; as inscrições acontecem de 22 de outubro a 21 de novembro e poderão ser realizadas no site da banca organizadora escolhida, a Selecon.
A prova, por sua vez, ocorrerá somente em 16 de janeiro de 2022. Para o professor de carreiras policiais do AlfaCon Concursos, Rodrigo Gomes, ainda há tempo para a preparação. De acordo com ele, organização e gestão de tempo são essenciais a partir de agora, assim como a definição de prioridades.
“O estudante não pode direcionar seus estudos pela quantidade de tempo em que se dedica, e sim pela capacidade de absorver o conteúdo até o dia da prova”, afirma. Para isso, começar pelas disciplinas que têm maior peso no exame é um bom começo. Levantamento feito a partir de exames anteriores apontam as disciplinas de Língua Portuguesa e Lei de Execução Penal (LEP) como aquelas que compõem cerca de 50% a 60% da avaliação.
No Geral, a prova objetiva terá 60 questões, distribuídas entre outras disciplinas com raciocínio lógico, informática, noções de direito constitucional, noções de direito penal, noções de direitos humanos e participação social e legislação especial.
Nos poucos meses antecedentes à primeira etapa do concurso, o professor aconselha que os candidatos se mantenham dedicados, e utilizem dos meios digitais para potencializar a preparação. Algo que tem sido considerado cada vez mais eficiente é estudar por meio de vídeoaulas e resolver exercícios em seguida”, conta.
A oportunidade de fazer parte da Polícia Penal do estado mineiro vem em um momento delicado da economia brasileira, com 14,7% de desempregados, segundo dados do IBGE. “Não é sempre que um concurso como esse, de nível médio, aparece, ainda mais em um período de pandemia. A área da Segurança Pública tem exigido mais formações no Ensino Superior dos candidatos. Esse concurso é sem dúvidas muito atrativo”, diz Gomes.
Teste de Aptidão Física
Além disso, os concurseiros devem prestar atenção para uma das etapas mais aguardadas, os testes de aptidão física, ou TAF. Os desempenhos exigidos nesses testes avaliam a resistência muscular e a capacidade aeróbia, importantes para o ingresso ao curso de formação profissional e à própria atribuição do cargo de policial penal.
Para a aprovação no concurso da Polícia Penal de Minas serão realizados testes de flexão em barra fixa, de flexão abdominal, de impulsão horizontal, de flexão e extensão dos membros superiores e de corrida de 12 minutos. “São exercícios simples, mas difíceis de serem praticados para as provas. Por isso é preparação deve começar agora” finaliza o professor.