Valdemar Costa Neto defende Trump como “única saída” para ex-presidente Bolsonaro

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou nesta segunda-feira (25) que Donald Trump representa a única alternativa para que o ex-presidente Jair Bolsonaro evite uma condenação na ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Costa Neto classificou o processo como uma “guerra” e destacou que, diante da atuação do Judiciário, não haveria outra saída.

O julgamento de Bolsonaro e de outros sete réus está marcado para começar no dia 2 de setembro, com sessões complementares agendadas para os dias 3, 9, 10 e 12. Costa Neto enfatizou que Trump apoiaria Bolsonaro devido ao carisma do ex-presidente e à postura que ele manteve durante as eleições norte-americanas de 2020, quando reconheceu a vitória de Joe Biden por último.

Durante o debate promovido pelo grupo empresarial Esfera Brasil, em São Paulo, o dirigente do PL classificou o cenário atual como uma “perseguição constante” contra Bolsonaro e criticou o Judiciário, ressaltando que o ex-presidente cumpre prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares e está inelegível. Ele também negou qualquer envolvimento de Bolsonaro no planejamento de atentados contra autoridades, incluindo o ministro do STF, Alexandre de Moraes, durante os eventos de 8 de janeiro de 2023, considerados o maior ataque às instituições democráticas do país desde o retorno da democracia.

No mesmo evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), traçou paralelos históricos para defender a necessidade de liderança transformadora no próximo governo. Ele comparou o desafio atual com a gestão de Juscelino Kubitschek, que implementou o lema “50 anos em 5” ao transferir a capital para Brasília, e apontou que a próxima administração precisará agir com a mesma ousadia, resumindo o desafio como “40 anos em 4”.

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Fonte: g1 SP

Encontre uma reportagem