fbpx

Value Global Group apresenta projeto de Porto Seco em Matozinhos com benefícios logísticos para a região

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, foi apresentado em Matozinhos o projeto de instalação de um Porto Seco, um empreendimento responsável por agilizar a dinâmica de importações e exportações de mercadorias. O projeto está sob responsabilidade da empresa Value Global Group, que já possui empreendimentos semelhantes em outras regiões do Brasil.

O evento aconteceu no Hotel da Mata e contou com a presença de empresários, representantes do Governo de Minas Gerais, vereadores, além de Rômulo Braga da World Business Import Ane Export, o Prefeito de Capim Branco, o Deputado Federal Diego Andrade e o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Matozinhos, Ronaldo Adriano, representante da Prefeitura Municipal. A iniciativa do encontro partiu dos Vereadores Ítalo Borges e Sidirley Bento, com o apoio da Câmara Municipal.

De acordo com o empresário Ricardo Azevedo, que realizou a apresentação do projeto, a ideia é priorizar a mão de obra local, desde que haja qualificação. A previsão é de geração de 122 empregos diretos em um projeto que demanda cerca de 5 anos para início de operação. A prioridade é a cidade de Matozinhos, desde que sejam cumpridas as contrapartidas feitas ao município e estado.

A instalação do Porto Seco em Matozinhos começou a ser discutida com a Prefeitura Municipal em 2022, quando os representantes da Value se reuniram com os gestores da cidade e assinaram uma carta de intenções. Ricardo Azevedo ressaltou ainda que está analisando áreas para a implantação do Porto Seco, que será construído às margens da linha férrea.

Com a instalação do Porto Seco em Matozinhos, haverá uma redução significativa dos valores implicados em um produto e um impacto positivo nas importações e exportações das mais diversas mercadorias. O empreendimento será instalado em uma localização estratégica, a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Confins e a 25 minutos de distância da Cidade Administrativa, e está localizado paralelamente à ferrovia que liga Sete Lagoas ao estado do Espírito Santo e ao novo contorno da Alça Viária da Rodovia MG-424.

O objetivo do projeto é oferecer vantagens competitivas às empresas que utilizam o comércio exterior, por meio da redução de custos, tanto em armazenagem, pesagens, transbordo e logística, além de se tornar um importante hub logístico, integrando modais rodoviário, ferroviário e aeroviário.

Encontre uma reportagem