Um estudo publicado pelo International Journal of Epidemiology indica que aumentar a diversidade alimentar, principalmente com vegetais e fontes de proteína vegetal, pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. A pesquisa analisou dados de 23.649 pessoas acompanhadas por quase 10 anos, envolvendo universidades do Canadá, Alemanha, Itália, Espanha e outros países.
Os resultados mostram que consumir diariamente quatro a cinco tipos de vegetais e diferentes fontes de proteína vegetal, como legumes, castanhas e sementes, está associado a menor incidência da doença. Cada novo tipo de proteína vegetal ingerido reduziu em 4% a ocorrência de diabetes. Para mulheres, consumir três fontes de proteína vegetal foi relacionado a uma redução de 25% no risco.
Segundo especialistas, o efeito positivo está ligado à presença de fibras nos vegetais, que equilibram a glicemia, e à menor ingestão de gordura saturada. Nutricionistas recomendam ampliar a variedade do cardápio, apostar em produtos da estação e de pequenos produtores locais, além de planejar as refeições para fugir da monotonia alimentar.
Crédito da foto: Freepik/Reprodução
Fonte: Itatiaia, 16/08/2025