Vacinas contra a varíola dos macacos (ou monkeypox) podem começar a chegar no Brasil a partir de setembro. O Ministério da Saúde encomendou 50 mil doses do imunizante, mas não pretende promover uma imunização em massa num primeiro momento.
As doses devem chegar no país via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O Ministério espera receber duas remessas nos meses de setembro e novembro, com 21 mil e 29 mil doses, respectivamente. As informações foram apresentadas nesta sexta-feira (29) por dois secretários da pasta.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é imunizar trabalhadores da área de saúde, principalmente os que têm contato com amostras, e pessoas que tiveram contato com pacientes infectados, já que a vacina ajuda na prevenção e impede que sintomas se agravem nestas pessoas. O imunizante consegue barrar a evolução da infecção mesmo após a exposição ao vírus.
“A OMS não preconiza uma vacinação em massa”, afirmou. Medeiros falou em conscientização da população e destacou que a varíola dos macacos não é uma doença nova, além de seu índice de letalidade e transmissibilidade ser diferente e menor do que nos casos de Covid-19.
Ainda segundo Medeiros, o Brasil conta com apenas quatro laboratórios de referência para fazer os diagnósticos da doença, mas há previsão de expansão pelo país. Ele prevê um treinamento nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) pelo país, mas não apresentou cronograma deste ponto.
O secretário explicou que a pasta já pediu insumos, que são produzidos em um instituto no Paraná, “para garantir diagnóstico definitivo para todos os 27 Lacens, bem como um treinamento neste sentido”.
Fonte: O Tempo.


















