A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, nessa segunda-feira (13/6), que recebeu a notificação do segundo caso suspeito da varíola dos macacos, agora em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
Mais cedo, o Estado de Minas mostrou que o primeiro caso da doença é investigado em Uberlândia, também no Triângulo. A vítima, um homem de 41 anos, estava internada em um hospital privado da cidade, onde morava, e morreu no último sábado (11/6). Ele trabalhava em Araguari como policial penal.
No entanto, conforme o comunicado da SES-MG, os dois casos em Minas não têm histórico de deslocamentos ou viagens para o exterior. “Dentre os contatos próximos, ainda não há nenhum caso sintomático”, pontua trecho da nota.
O sexo, a idade e o quadro clínico do paciente em Ituiutaba não foram informados. “Demais dados quanto aos casos não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP)”.
Por fim, a SES-MG informa que, para o diagnóstico laboratorial, os municípios estão sendo orientados a realizar coletas das amostras para análise pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).