Em uma semana, o número de casos da varíola dos macacos quase dobrou em Minas. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que 81 pessoas estão infectadas com o vírus monkeypox. Em 29 de julho havia 49 casos confirmados da doença.
Conforme o novo boletim epidemiológico, que reúne dados coletados até 14h de hoje, a SES-MG contabiliza 158 casos descartados, 291 estão em investigação e dois foram classificados como provável infecção.
Conforme a SES-MG, os infectados são do sexo masculino, com idades que variam entre 21 e 55 anos, e “estão em boas condições clínicas”.
Na última segunda-feira (1/8), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Contagem informou que um bebê de 1 ano e 6 meses poderia ter sido infectado pelo vírus monkeypox. No entanto, após avaliação, foi observado que a criança não atendia aos critérios de definição de caso, esclareceu a SES-MG no boletim desta sexta-feira.
Somente Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Nesse sentido, dos 81 infectados, 58 foram notificados na capital em pessoas que estavam no exterior. Com o maior número de contaminados, Santa Luzia tem quatro pessoas infectadas pelo vírus. Já Contagem tem três pessoas contaminadas.
LEIA TAMBÉM – Varíola dos macacos: sintomas e prevenção
Com dois casos confirmados estão Governador Valadares, Ribeirão das Neves e Sete Lagoas. Já Betim, Bom Despacho, Cataguases, Janaúba, Juiz de Fora, Mariana, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni e Uberlândia têm uma pessoa contaminada, cada.