Um veículo que transportava material radioativo para uso médico foi roubado na manhã de quinta-feira (1º), em Guarulhos, na Grande São Paulo. A carga contém Actínio-225, substância utilizada em tratamentos contra o câncer.
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), o material, da forma como está acondicionado, não oferece risco significativo às pessoas que estejam próximas. No entanto, a embalagem não deve ser aberta, tocada ou manipulada.
O veículo roubado é um Citroën Jumpy-Furgão, com capacidade para 1,5 tonelada, identificado pela placa GGJ-3G06 e pelo símbolo internacional de radiação.
A carga havia sido importada dos Estados Unidos e seria utilizada no tratamento de um paciente com câncer de próstata no Hospital A.C.Camargo, em São Paulo. O material foi retirado do Aeroporto Internacional de Guarulhos por uma empresa autorizada e seguia para o hospital quando o motorista foi abordado por criminosos.
O veículo e o material possuíam rastreadores. O carro foi localizado posteriormente, desmontado, enquanto o equipamento que acompanhava a carga teria sido retirado pelos criminosos.
A ANSN orienta que, caso o veículo, a embalagem ou o material sejam encontrados, ninguém deve tocar, abrir ou manipular o conteúdo. A recomendação é manter distância, isolar a área e acionar imediatamente as autoridades.
A agência informou que acompanha o caso e trabalha para localizar e recuperar o material com segurança.
CARGA RADIOATIVA É ROUBADA E ANSN ALERTA: NÃO TOQUE NA EMBALAGEM
Crédito da matéria: g1
Crédito da foto: Reprodução/ANSN















