A expectativa segue alta para a chuva em BH, que não dá as caras há cinco meses. E as notícias são otimistas, segundo a Defesa Civil da capital. Nesta sexta-feira (20), o órgão divulgou a previsão meteorológica do fim de semana, que indica possibilidade de precipitação e trovoadas ocasionais a partir da tarde de hoje.
O alerta é válido para as próximas 72 horas, ou seja, até a tarde da próxima segunda-feira (23). Caso se concretize, a chuva dará fim a uma estiagem histórica em BH, a maior em 61 anos. Não chove na capital mineira há 155 dias, marca que fica atrás apenas do período de seca registrado em 1963, de 198 dias sem chuva.
O calor, entretanto, não deve dar trégua aos mineiros. Ainda segundo a Defesa Civil, a máxima estimada é de 31 °C, com umidade relativa do ar em torno de 30% à tarde. O valor é considerado prejudicial à saúde pela Organização Mundial da Saúde e exige cuidados redobrados.
Cuide-se
A Defesa Civil recomenda uma série de cuidados para evitar transtornos durante o período de seca, como beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar bastante hidratante de pele, além de umidificar o ambiente. Veja abaixo:
Hidrate-se durante o dia;
Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
Evite frituras;
Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
Atenção também à chuva
Após um longo período de estiagem, a expectativa de chuva é balanceada pelo medo de fortes temporais. Em casos de forte precipitação, recomenda-se uma série de cuidados, como não se abrigar ou estacionar debaixo de árvores, torres de transmissão e placas de propaganda, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia e acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de imprevistos.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Tempestade em Minas
Ainda na manhã desta sexta (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de tempestade para três regiões do estado: Triângulo, Oeste e Sudoeste de Minas. A extensão não inclui Belo Horizonte. O aviso tem grau de severidade amarelo, que corresponde a perigo potencial, e é válido das 14h às 22 de hoje.
Segundo o Inmet, é esperada precipitação de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros/dia, com ventos de até 60 quilômetros por hora. Há a possibilidade de queda de granizo. Confira as instruções do Instituto em caso de rajadas de vento:
Não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O post Vem aí? Previsão do tempo indica possibilidade de chuva em BH nas próximas horas; Minas tem alerta de tempestade apareceu primeiro em BHAZ.