Venda enganosa, oferta não cumprida: as maiores reclamações da ‘Black Friday’ em MG

Por Dentro De Tudo:

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O Procon-MPMG divulgou, na última quarta-feira (26), um estudo abrangente sobre as reclamações recebidas durante a “Black Friday” nos últimos cinco anos em Minas Gerais. O levantamento revela as infrações mais recorrentes ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) associadas a esse evento de compras.

Entre as principais queixas, destacam-se a oferta não cumprida, a venda enganosa e a publicidade enganosa. A seguir, estão os números de reclamações registradas anualmente, conforme o estudo do MPMG:

– **2020**: 318 reclamações (51,88% do total de casos)
– **2021**: 373 reclamações (49,73% do total de casos)
– **2022**: 245 reclamações (47,21% do total de casos)
– **2023**: 202 reclamações (42,89% do total de casos)
– **2024**: 208 reclamações (45,51% do total de casos)
– **Janeiro a novembro de 2025**: 79 reclamações (33,76% do total de casos)

Os consumidores que desejam registrar denúncias podem fazê-lo através do canal da Ouvidoria do Procon-MPMG.

Fonte: BHAZ.

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