fbpx

VESPASIANO: Festival Ocupa+ leva arte e cultura para a Lagoa do Morro Alto com atrações para toda a família

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

No próximo domingo, 18 de agosto, a cidade de Vespasiano se prepara para receber um dia de arte, cultura e criatividade com o Festival Ocupa+. O evento gratuito, que acontecerá na Lagoa do Morro Alto das 9h às 15h, promete uma programação diversificada para todas as idades com exposição, oficinas, música, dança, grafite, piquenique literário, contação de histórias e muito mais. O Festival Ocupa+ é uma iniciativa que busca estimular a qualidade de vida por meio da arte, incentivando a troca de saberes e comunicação entre gerações através de diferentes formas de expressões artísticas. O evento conta com diversos artistas locais na programação.

“Estamos muito felizes em trazer o Festival Ocupa+ para Vespasiano celebrando a diversidade cultural e criando espaços de convívio e interação através da arte e da cultura. Nesta edição, o projeto está contemplando 3 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte: Lagoa Santa, Vespasiano e Pedro Leopoldo, buscando promover a saúde física e mental, além de vivências artísticas e culturais como fonte de socialização”, explica Flávia Vianna, coordenadora geral do projeto. 

O Ocupa+ é viabilizado pela lei federal de incentivo à cultura, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da doação de pessoas físicas, e é realizado pela Vianna Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução. 

Manhã de arte e cultura 

Na abertura do Festival, a partir das 9h, o público será recebido com a exposição “Relicário: Gestos que Encantam”, que celebra a autonomia e a criatividade dos participantes das oficinas de artes visuais do projeto Ocupa+. Às 9h30, Bráulio Soares conduzirá uma Oficina de Capoeira Adaptada onde, através de uma aula divertida e acessível, serão ensinados movimentos de capoeira adaptados para todas as pessoas. 

No mesmo horário começa a atividade “Território Lúndico” voltada para o público infantil. Esta ação vai proporcionar vivências lúdicas e criativas a partir de umrepertório de brincadeiras da cultura brasileira.

A programação matinal continua com a Oficina de Reciclagem, às 10h, e a Oficina de Dobradura, explorando a natureza com papel, às 10h30. Ainda pela manhã, o público poderá conferir o Sarau de Poesias com Artistas Surdos, marcado para às 10h. Lhay Mendes, jovem surda e exploradora do mundo; Ludmilla Azevedo, jovem surda e bailarina; e Edméia Cupertino, mulher preta e surda, todas moradoras de Vespasiano, se reúnem para um momento sensível, potente e muito poético.

Para os amantes da literatura, o Piquenique Literário, com contação de histórias e oficina de pinturas, será um momento de encantamento às 11h. No Piquenique Literário, enredos e suas personagens ganham vida na voz da contadora de histórias Alessandra Visentin.

Tarde de música, dança e grafite

A tarde começa com um show de Junior Vlasack e Jair Amaral, às 12h, que prestarão uma homenagem aos grandes sucessos do pop e da MPB. Em seguida, às 12h30, o grupo de Dança Urbana do bairro do Morro Alto promete contagiar a todos com sua energia e talento. Coordenado por Joaice Dom, o grupo reúne dançarinos que são jovens atendidos pelo programa Fica Vivo.

Enquanto isso, Evandro Alves e Piero Bagnariol realizarão uma pintura ao vivo com técnicas de grafite, e às 12h50, a Banda Neutrox, com sua seleção de sucessos da “música brega”, garantirá a animação do público.

Encontro de gerações e celebração a Cultura Hip-Hop

A tarde segue com a apresentação de Marcelo Fonseca e Murilo Fonseca, às 13h30. Pai e filho celebrarão a beleza do violino e do acordeon em um encontro musical. Às 14h30, Gabriel Lucas, Yuri Alves e Edgar Ferreira conduzirão uma Oficina de História em Quadrinhos, explorando a fauna do cerrado.

Para encerrar o festival em grande estilo, às 14h10 o coletivo Lombra na Lapa apresentará uma Batalha de MC’s trazendo a vibrante cultura Hip-Hop para o palco da Lagoa do Morro Alto. Lombra na Laga é um coletivo cultural que há mais de 10 anos atua na região de Vespasiano trazendo a cultura Hip-Hop para a periferia, gerando oportunidades para os jovens artistas, e ajudando na formação de Mc’s, DJ’s, Bboys e Grafiteiros.

INSTITUTO UNIMED-BH

O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 

Serviço

Festival Ocupa+ Vespasiano

Local: Lagoa do Morro Alto

Cidade: Vespasiano | MG

Data: 18 de agosto, domingo

Horário: 9h às 15h

GRATUITO

Encontre uma reportagem