O viaduto localizado no cruzamento das avenidas Cristiano Machado e Sebastião de Brito, no bairro Dona Clara, em Belo Horizonte, passou a se chamar “Arcanjo 04”, em homenagem à equipe do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) que caiu em Ouro Preto no ano passado.
A Lei Municipal que oficializa o nome foi sancionada e publicada neste sábado (25) no Diário Oficial do Município (DOM) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil). O projeto foi apresentado pelo vereador Sargento Jalyson (PL), com o objetivo de preservar a memória dos seis profissionais que perderam a vida no cumprimento do dever.
O helicóptero Arcanjo 04 havia sido acionado em outubro de 2024 para auxiliar nas buscas por um monomotor que caiu no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central do estado. Após a conclusão do resgate, a aeronave sofreu uma queda durante o retorno a Belo Horizonte, resultando na morte de quatro militares, um médico e um enfermeiro — todos lotados na capital mineira.
Mais de 80 profissionais participaram das buscas pelos destroços do helicóptero, em uma operação que durou cerca de 12 horas e mobilizou diversas corporações de segurança e resgate.
O nome “Arcanjo 04” era o indicativo de chamada da aeronave, amplamente reconhecido pelos mineiros, e agora passa a marcar simbolicamente um ponto importante da cidade em tributo à coragem e ao sacrifício dos heróis que dedicaram suas vidas a salvar outras.
📸 Foto: Ricardo Morgan / Corpo de Bombeiros MG / Divulgação

















