Vice-governador de Minas critica a redução da jornada 6×1, apontando risco de desemprego

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), manifestou-se contra a proposta que reduz a jornada de trabalho para o modelo 6×1, com seis dias de trabalho e um de descanso. Segundo Simões, essa mudança poderá gerar desemprego ao longo do tempo. Ele argumenta que, em vez de rigidificar ainda mais a legislação trabalhista, seria melhor adotar um sistema de jornada por hora, como ocorre em outros países, para flexibilizar as condições de trabalho.

Simões, que compartilha a opinião do governador Romeu Zema (Novo), defende uma legislação mais flexível, permitindo que os trabalhadores decidam a duração de sua jornada. Para ele, a possibilidade de uma jornada de trabalho de duas horas diárias, por exemplo, poderia ser vantajosa para muitas pessoas, mas a legislação brasileira atualmente não permite essa opção.

O debate sobre a jornada 6×1 está em alta, principalmente após o movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que visa reduzir a carga horária semanal para 36 horas e propõe uma jornada de quatro dias por semana. A proposta de emenda à Constituição (PEC) foi apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL/RJ) e já recebeu apoio crescente, com 134 deputados assinando a proposta, mas ainda precisa de mais adesões e da aprovação de 308 parlamentares para avançar.

Fonte: Hoje em Dia – Foto: Fernando Michel/ Hoje em Dia

Encontre uma reportagem