Vice-prefeito de Uberlândia prefere ficar em Israel e dispensa resgate

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Enquanto parte da comitiva de autoridades brasileiras retornou ao Brasil após cruzar a fronteira entre Israel e Jordânia por terra, o vice-prefeito de Uberlândia, Vanderlei Pelizer (PL), decidiu permanecer no território israelense, em meio à escalada do conflito com o Irã. Segundo ele, os riscos da travessia eram altos demais e não havia garantias de segurança suficientes.

Em nota oficial, a Prefeitura de Uberlândia confirmou a permanência de Pelizer no país e garantiu que ele está seguro.

“Pelizer está participando, a convite da embaixada de Israel, de uma visita com outras autoridades brasileiras, a maioria representando municípios, para conhecer projetos de segurança e tecnologia”, informa o comunicado.

A nota ainda destaca que o vice-prefeito está seguindo todas as orientações das autoridades locais e conta com estrutura de proteção oferecida aos visitantes estrangeiros.

Durante sua estadia, Pelizer tem publicado mensagens de apoio a Israel e compartilhou momentos de bastidores da missão. Em um dos episódios, houve tensão após um parlamentar brasileiro questionar um oficial israelense sobre os riscos da guerra, mesmo com a presença da comitiva no país.

Além de Pelizer, continuam em Israel:

  • Dilermando Garcia Ribeiro Júnior – secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Aracaju (SE)
  • Maryanne Terezinha Mattos – vice-prefeita e secretária de Segurança Pública de Florianópolis (SC)
  • Paulo Rogério Rigo – secretário de Proteção Civil de Joinville (SC)
  • Alexandre Augusto Aragon – secretário de Segurança Pública de Porto Alegre (RS)
  • Verônica Pereira Pires – secretária de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís (MA)

Enquanto isso, outros 12 integrantes da missão conseguiram deixar Israel e seguiram viagem via Arábia Saudita, entre eles o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil).

O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio (PL), manifestou apoio ao vice-prefeito e disse estar buscando, junto ao governo federal e ao Itamaraty, uma solução coordenada para a retirada do grupo que ainda permanece em solo israelense.

“Estamos trabalhando por uma ação segura, já que o espaço aéreo e o acesso via mar da região estão limitados há quatro dias”, afirmou em nota.

A crise no Oriente Médio se intensificou após o Irã lançar mísseis contra Israel na última sexta-feira, em retaliação a um ataque israelense que teria atingido instalações nucleares e matado comandantes militares e cientistas iranianos. Por várias vezes, a comitiva precisou se abrigar em bunkers diante do acionamento das sirenes de emergência.

A expectativa, segundo a prefeitura, é de que Pelizer possa retornar a Uberlândia assim que houver condições de segurança.

📸 Foto: Redes Sociais/Reprodução

📰 Fonte: Estado de Minas

#uberlandia #vanderleipelizer #israel #conflitointernacional #comitiva #segurançapública #paulosergio #resgate

Encontre uma reportagem