Na noite desta terça-feira (9/9), Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana receberam milhares de visitantes inusitados. Conhecidos popularmente como “bichinhos de luz”, também chamados de aleluias ou siriris, os insetos se espalharam pelas ruas, praças, varandas e até dentro das casas, atraídos pelos pontos de claridade.
A aparição em grande quantidade surpreendeu e incomodou moradores, mas também despertou curiosidade. Muitos relembraram o ditado popular de que os insetos são sinal de que a chuva está próxima, algo bastante esperado diante do período de seca que afeta toda a região.
Para esclarecer o fenômeno, a Rede 98 ouviu o professor Geraldo Fernandes, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele explicou que a revoada desses insetos é comum em épocas de calor e baixa umidade, quando são atraídos pela luz artificial. Apesar de causarem incômodo, os “bichinhos de luz” exercem papel importante no equilíbrio ambiental, servindo de alimento para diversas espécies.
A expectativa é que, com a chegada das chuvas, a presença desses insetos diminua gradualmente em BH e nas cidades vizinhas.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Fonte: Rede 98
#prosite
via IFTTT