A concessionária EPR Litoral Pioneiro passou a utilizar câmeras térmicas de alta tecnologia para fiscalizar o sistema de freios de caminhões que trafegam pela BR-277, no trecho que liga Curitiba ao Litoral do Paraná. O objetivo é detectar falhas mecânicas antes que causem acidentes, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Na manhã de quarta-feira (27), um motorista foi flagrado com problemas na lona de freio. O sistema utiliza câmeras de alta performance capazes de identificar diferenças de temperatura nos rodados do caminhão. Se algum eixo apresenta temperatura abaixo do esperado, há suspeita de mau funcionamento dos freios.
A análise é confirmada por equipes especializadas, que exigem o reparo do problema antes de liberar o veículo para seguir viagem. Segundo o gerente de Operações da EPR Litoral Pioneiro, Fernando Milléo, e o coordenador de Operações Curitiba-Litoral, Mauro Bertelli, a tecnologia tem potencial para aumentar a segurança nas estradas e reduzir riscos de acidentes.
Fonte: Portal Nosso Dia
#prosite
via IFTTT