Na tarde de segunda-feira (8/9), dois tremores de terra de baixa magnitude foram registrados próximos ao município de Capim Branco, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), os abalos tiveram magnitudes de 2.0 mR e 1.8 mR, ocorrendo às 17h15 e às 17h26, com um intervalo de menos de 15 minutos entre eles.
Os fenômenos foram detectados pelas estações da RSBR e analisados pelo Centro de Sismologia da USP. A rede é coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) e conta com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).
O registro sísmico mais recente em Minas Gerais antes desses episódios havia ocorrido no último dia 4 de setembro, no município de Crisólita, com magnitude de 2.5 mR.
Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP e da RSBR, não há motivo para alarme. “Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário. É o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explicou.
#prosite
via IFTTT