A fábrica de tecidos Ematex voltou a ser palco de incêndio. Na manhã deste domingo (23/1), um fogo que iniciou nos fundos do galpão em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, se alastrou e chegou a colocar em risco imóveis vizinhos. Em 2020 e 2019 a empresa sofreu com os mesmos problemas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda não se sabe a causa do início das chamas, mas garantiu que não havia funcionários no momento do ocorrido.
Pelo menos seis viaturas dos Bombeiros conseguiram isolar as chamas. Depois de cerca de uma hora de combate, os militares afirmaram que o risco de propagação do fogo diminuiu, mas ainda seguem no combate.
A corporação informou que está avaliando se a empresa está regularizada com as vistorias necessárias.
Não é a primeira vez
Em abril de 2020, os bombeiros ficaram mais de 15 horas para combater um incêndio de grandes proporções que atingiu a mesma fábrica. Na ocasião, um funcionário sofreu queimaduras e intoxicação, ficou ferido e foi socorrido para a UPA Justinópolis. A suspeita era de que as chamas teriam começado em decorrência de um curto-circuito no sistema elétrico.
Em março de 2019, a unidade da empresa que ficava na Avenida Tereza Cristina, no Bairro Prado, Região Oeste de Belo Horizonte, também foi atingida pelas chamas. O local funcionava como uma loja atacadista que comercializava tecidos planos para atender a indústria da confecção.
Na época, o Corpo de Bombeiros informou que a empresa não possuía Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Durante o combate, uma parte do teto de um dos setores da loja chegou a desabar no momento em que um grupo de pelo menos quatro bombeiros combatia o fogo. Um deles, que é sargento, foi encaminhado para o Hospital Vera Cruz por um problema no ombro em decorrência do desabamento.
A reportagem não conseguiu contato com a empresa até a publicação desta matéria.