O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar, nesta segunda-feira (20), o nível atual da taxa básica de juros do país, a Selic, que está em 15% ao ano. Segundo o presidente, o governo trabalha para implementar uma política monetária “mais séria” e o Banco Central precisa iniciar o processo de redução dos juros.
A declaração foi feita durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. O projeto prevê até R$ 40 bilhões em crédito para reformas de moradias em todo o país.
“O Banco Central vai precisar começar a baixar os juros, porque todo mundo sabe o que nós herdamos. E todo mundo sabe que estamos preparando este país para ter uma política monetária mais séria”, afirmou Lula durante o evento.
O presidente também criticou o comportamento do setor financeiro e afirmou que é possível que banqueiros lucrem sem “explorar o povo”.
“Eu quero que os empresários ganhem muito dinheiro, que as empresas cresçam e gerem emprego. Eu quero que os banqueiros também ganhem, mas não precisam extorquir o povo. Ganhem de forma tranquila, emprestando dinheiro a juros razoáveis”, declarou.
Lula ainda comentou sobre a responsabilidade fiscal e disse que o Brasil “nunca foi tratado com seriedade” nessa área.
Foto: Reprodução
#prosite
via IFTTT