Desde sábado (1º de novembro), entrou em vigor em Minas Gerais o período da piracema, época em que ficam estabelecidas restrições à pesca para proteger a reprodução dos peixes nativos nas principais bacias hidrográficas do estado.
O período, que segue até fevereiro de 2026, é fundamental para garantir a preservação das espécies e o equilíbrio ambiental nos rios e lagos mineiros. Durante esses meses, os peixes sobem os rios para se reproduzir, e a pesca é limitada ou proibida em várias áreas, conforme as normas definidas pelos órgãos ambientais e pela Polícia Militar de Meio Ambiente.
A legislação proíbe a captura, transporte e comercialização de espécies nativas em reprodução, permitindo apenas a pesca em locais e modalidades autorizadas — como a pesca esportiva com devolução imediata do peixe ao habitat natural.
A Polícia Militar de Meio Ambiente reforçou que estará intensificando as fiscalizações em todo o estado, e que quem for flagrado descumprindo as regras poderá responder por crime ambiental, sujeito a multa e apreensão de materiais e embarcações.
Período da piracema: 1º de novembro de 2025 a fevereiro de 2026
Fiscalização: Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais
Fonte: @tenente.bernardobax / Polícia Militar de Minas Gerais
#prosite
via IFTTT



















