fbpx

Vinte e dois candidatos são denunciados por propaganda eleitoral irregular em Minas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Vinte e dois candidatos do primeiro turno destas eleições foram alvo de representação do Ministério Público Estadual (MPE) pelo derrame de material de campanha próximo aos locais de votação no último domingo (2). De acordo com o órgão, a prática caracteriza “propaganda eleitoral irregular”. 

Popularmente conhecidos como “santinhos”, o material foi dispensado na véspera das eleições, quando os candidatos ou cabos eleitorais jogam as sobras da campanha nas ruas.

Dois candidatos ao governo de Minas foram denunciados. Mais 10 candidatos ao cargo de deputado federal e outros 10 candidatos ao cargo de deputado estadual também. Alguns respondem por mais de uma representação pelo mesmo motivo em locais diferentes.

As representações são consequências de denúncias anônimas e fiscalizações efetuadas por promotores eleitorais, Polícia Militar e integrantes da Guarda Municipal. 

Servidores do Ministério Público Federal também estiveram envolvidos na fiscalização em Belo Horizonte e Brumadinho, na Região Metropolitana; Capinópolis, no Triângulo Mineiro; Lagoa da Prata, no Centro-Oeste; e Poços de Caldas, no Sul de Minas. 

O candidato que for responsabilizado pode pagar multa de R$ 2 a R$ 8 mil.

Fonte: Globo Minas. Foto: Thamer Pimentel / TV Globo

Encontre uma reportagem