Vírus tipo 2 da Dengue, ausente por 20 anos, volta a circular

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Após 20 anos, tipo 2 da dengue voltou a circular em Belo Horizonte e cidade está à beira de uma epidemia – quando se tem mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes – na cidade. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (31), pelo secretário municipal de Saúde, Danilo Borges.

“Houve um aumento no número de dados da doença. Hoje, contamos com 211 casos a cada 100 mil habitantes. Então estamos prestes a passar por uma epidemia”, alertou.

Borges explicou que ainda não se sabe como o esse tipo de vírus reapareceu, mas testes já comprovaram a presença dele em pacientes. Até o momento, foram confirmados cerca de 20 casos da doença do tipo 2 e quatro casos do tipo 3.

“A preocupação é de um sorotipo diferente se sobrepor ao anterior. E o fato do tipo 2 ter circulado há mais de 20 anos, deixa que a imunidade da população em geral fique mais suscetível”, explicou.

Para prevenir os casos graves e barrar o aumento dos números, o secretário afirmou que a prefeitura vai reforçar o atendimento à saúde.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até o momento, são 6.182 casos notificados da dengue em Belo Horizonte.

Em Minas, a primeira morte confirmada pela doença em 2024 foi registrada no município de Monte Belo, no Sul de Minas. Segundo o prefeitura da cidade, a vítima foi uma mulher de 79 anos.

Fonte: Globo Minas.

Encontre uma reportagem