fbpx
sábado, 28 de setembro de 2024

Contato

Volta do horário de verão: possíveis impactos em Minas Gerais

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O governo federal está analisando a possibilidade de reintroduzir o horário de verão. Em Minas Gerais, segundo especialistas, a mudança no relógio pode ter um efeito neutro na redução do consumo de energia, especialmente devido à modernização do uso de lâmpadas eficientes e à popularização de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. De acordo com a companhia de energia do estado, a medida não deve impactar financeiramente os consumidores, já que a energia é adquirida em contratos de longo prazo.

O setor aéreo, por sua vez, manifestou preocupação, apontando a necessidade de um prazo mínimo de 180 dias para adaptação logística, caso a medida seja aprovada.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico já recomendou o retorno do horário de verão, mas a decisão final cabe ao presidente. A medida, se adotada, pode ajudar a deslocar o pico de consumo para um horário com mais geração de energia solar.

Fonte: g1 Minas
Foto: Divulgação

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.