Cerca de 17% dos municípios de Minas Gerais decretaram situação de emergência por causa da seca no estado. De acordo com a Defesa Civil, 145 das 853 cidades do estado atravessam crise provocada pela estiagem.
Os municípios ficam nas regiões norte e vales do Jequitinhonha e do Mucuri, as mais afetadas pela escassez de chuva em Minas Gerais.
A vigência do decreto é de 180 dias. Há cidades que vão permanecer em situação de emergência até janeiro do ano que vem, quando há a expectativa da volta das chuvas intensas.
Reservatórios da Grande BH
Reservatórios do Sistema Paraopeba registram queda no volume em relação a 2020 — Foto: Copasa/Reprodução
O volume dos reservatórios Serra Azul, Vargem das Flores e Rio Manso, responsáveis pelo abastecimento de grande parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, está 34.845.783 milhões de m³ abaixo do registrado no ano passado.
Nesta quarta-feira (1º), o Sistema Paraopeba, que soma os três espaços, estava em 209.545.356 milhões de m³. No mesmo período de 2020, este volume era de 244.391.139 milhões de m³.
Apesar da redução, os reservatórios seguem operando acima dos 65% da capacidade. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) descarta a possibilidade de problemas no abastecimento.