Após longo período de seca na região metropolitana de Belo Horizonte, a Copasa comemora o aumento dos três reservatórios de água do Sistema Paraopeba, que abastece cerca de 15 cidades. O outubro de 2021 é marcado por volumes acima da média de chuva.
De acordo com Rodrigo Ferreira, Gerente de Controle Operacional da empresa, em relação ao período homólogo de 2020, o sistema de abastecimento de água da região está 50% mais cheio. “Melhora ainda mais as condições de armazenamento para o próximo período de seca”, afirma.
Um dos destaques foi para o reservatório de Várzea das Flores, que fica entre Betim e Contagem. Apesar disso, Ferreira descarta risco de inundação. “A Copasa instalou equipamentos para monitoramento e garantir volume útil para recebimento dos volumes de chuva. Seguimos com o monitoramento diário”, diz.
Mesmo com o sinal de alívio, o alerta dos consumidores quanto ao uso consciente da água permanece. “É importante a população ter consciência do uso racional da água. Para isso temos atitudes simples que cada um pode contribuir”, completou.