Na quarta-feira, 10 de setembro, um voo proveniente dos Estados Unidos trouxe 54 brasileiros deportados para o Brasil. Outra operação semelhante já está programada para ocorrer nesta quarta-feira, 17 de setembro, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a maioria dos passageiros do último voo era composta por homens desacompanhados, representando 74% do total. Também desembarcaram três crianças e duas pessoas idosas.
O transporte é realizado no âmbito do programa “Aqui é Brasil”, iniciativa que busca oferecer acolhimento humanizado a brasileiros deportados ou repatriados no exterior. De acordo com o governo, o programa reforça o compromisso com a dignidade e os direitos humanos dessas pessoas.
As operações têm sido feitas com aeronaves Boeing 767-300ER da companhia Omni Air International. No caso da nova operação, o voo deverá fazer escala em Bogotá, na Colômbia, antes de seguir para Confins. Após o desembarque dos passageiros, a aeronave retornará aos Estados Unidos.
Desde o início de 2025, já foram registrados 23 voos de deportação, totalizando cerca de 2 mil brasileiros repatriados pelos Estados Unidos.
Crédito da foto: Ricardo Morgan
Fonte: AeroIn