O ator Wagner Moura foi agraciado com o Globo de Ouro de Melhor Ator de Drama pelo seu desempenho no filme ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kléber Mendonça Filho. Esta é a segunda vez que um artista brasileiro é premiado nesta categoria. Moura competiu com grandes nomes como Dwayne Johnson, Jeremy Allen White, Joel Edgerton, Michael B. Jordan e Oscar Isaac durante a cerimônia realizada no último domingo (11) em Los Angeles, EUA.
O filme, que teve sua estreia em novembro de 2025, também recebeu o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. No ano anterior, a atriz Fernanda Torres já havia feito história ao conquistar o prêmio de Melhor Atriz de Drama por sua atuação em ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, sendo a primeira brasileira a vencer nessa categoria. O filme, além do Globo de Ouro, também levou o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Recentemente, no dia 4 de janeiro, ‘O Agente Secreto’ foi reconhecido como melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards 2026, competindo com produções como ‘A Garota Canhota’ e ‘Belén’. Embora Moura também estivesse na corrida pelo prêmio de Melhor Ator, a estatueta foi para Timothée Chalamet, que atuou em ‘Marty Supreme’.
O Globo de Ouro é considerado uma das premiações mais relevantes do cinema, servindo como um indicador para o Oscar, que será realizado em 15 de março. O filme de Kléber Mendonça tem recebido elogios da crítica tanto no Brasil quanto internacionalmente, além de ser bem recebido em diversos festivais.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos divulgou em dezembro a pré-lista de indicados para a 98ª edição do Oscar, com a lista final a ser anunciada em 22 de janeiro.
Historicamente, o Brasil conquistou seu primeiro Globo de Ouro em 1960 com ‘Orfeu Negro’, de Marcel Camus, e, em 1998, ‘Central do Brasil’, também de Walter Salles, repetiu a vitória na mesma categoria.
Na categoria de ‘Melhor Filme de Drama’, ‘O Agente Secreto’ competiu com títulos como ‘Frankenstien’ e ‘Pecadores’. Já na categoria ‘Melhor Filme de Língua Não-Inglesa’, a concorrência incluiu ‘Foi Apenas um Acidente’ e ‘A Voz de Hind Rajab’.
Fonte do texto e da foto: BHAZ.
Foto: Chris Pizzello/AP
















