fbpx

Zagueiro se recusa a vestir camisa contra a guerra na Ucrânia

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Muitos clubes e federações de futebol se manifestaram nos últimos dias contrários a invasão da Rússia à Ucrânia. Porém, nem todos ligados ao universo da bola se mostraram solidário pela campanha contra a guerra. 

O zagueiro Aykut Demir, que joga na Segunda Divisão da Turquia, se recusou a vestir uma camiseta com dizeres “no war” (sem guerra na tradução literal) antes de uma partida do Erzurumspor, clube do qual é capitão. 

Segundo o jogador, sua atitude não foi baseada em apoio à Rússia. Mas, sim, para dar luz ao que ele entende como incoerência pela falta de atenção aos conflitos que acontecem no Oriente Médio.  

“Milhares de pessoas morrem todos os dias no Oriente Médio. Aqueles que ignoram a perseguição lá e não se manifestam fazem essas coisas quando se trata da Europa. Não me senti confortável usando a camiseta porque não foi feita para outros países no Oriente Médio”, disse em entrevista ao Futbol Anadolu. 

O fato de Aykut Demir não vestir a camisa pelo fim da guerra aconteceu antes da partida entre Erzurumspor e o Ankaragücü. Enquanto o veterano não estava com a vestimenta — usava o uniforme de seu clube —, os demais jogadores vestiam uma camisa branca com palavras contra a guerra. 

Aykut Demir foi bastante criticado por sua atitude. Mas ainda explicou seu ato. 

“Se tivesse acontecido o mesmo, minha consciência estaria confortável. Também estou triste que haja guerra em qualquer lugar do mundo. Compartilho a dor de pessoas inocentes”, afirmou Demir. 

Demir, que é zagueiro, é um jogador conhecido pelo fundamentalismo religioso e ultranacionalismo. O jornal Fanatik, da Turquia, já publicou matéria apontando o gosto do defensor pelas armas. Em 2014, Demir foi acusado de agredir um médico e atirar contra uma universidade. 

Segundo o jornal Fanatik, no início de sua carreira, Demir recebeu o apelido de “Komando” pelo interesse em armas. Em 2014, o jogador foi acusado de agredir um médico e de atirar contra uma universidade.

Aykut Demir nasceu na Holanda, mas tem descendência turca. Ele iniciou sua careira no NAC Breda e defendeu também o Excelsior Roterdã. Na temporada 2009/2010 se transferiu para a Turquia e passou por Gençlerbirligi, Trabzonspor, Ankaraspor, Giresunspor e Boluspor. 

Aykut Demir passou pela Seleção da Turquia nas categorias de base. E jogou na equipe principal Turca entre 2012 e 2013, com uma convocação.

Encontre uma reportagem