Zelensky desiste de encontro direto após ausência de Putin em negociação de paz

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cancelou nesta quinta-feira (15) sua participação no encontro direto com representantes russos em Istambul, na Turquia, que buscava avançar nas negociações de paz para encerrar o conflito iniciado em 2022.

A decisão de Zelensky ocorreu após o Kremlin confirmar que o presidente Vladimir Putin, que havia sugerido o encontro, não participaria da reunião. Em seu lugar, a Rússia enviou uma delegação formada por oficiais de baixo escalão e vice-ministros — composição classificada por especialistas e pelo próprio Zelensky como “decorativa”.

“Sentimos o desrespeito russo. O nível da delegação enviada é um desrespeito pessoal, a mim, ao presidente Trump, ao secretário [de Estado dos EUA] Marco Rubio e aos ministros turcos e ucranianos que estão aqui. Cadê os ministros russos?”, questionou Zelensky durante coletiva em Ancara, capital turca.

Mesmo com a ausência do presidente ucraniano, a Ucrânia enviará uma delegação chefiada pelo ministro da Defesa, Rustem Umierov, para participar das tratativas. O novo foco dos representantes será tentar firmar um cessar-fogo.

Zelensky também criticou a postura do governo russo, afirmando que “a Rússia não quer terminar o conflito” e pediu mais sanções econômicas contra o país. “Se eles não demonstram vontade política, é porque não há interesse real em encerrar a guerra”, afirmou.

Já o chefe da delegação russa, o assessor presidencial Vladimir Medinsky, afirmou que o Kremlin está pronto para buscar uma “paz duradoura”, mas a fala foi recebida com ceticismo pelo lado ucraniano.

O encontro direto, cercado de incertezas e desorganização, ainda não tinha horário definido até o fim da manhã desta quinta, o que aumentou o clima de desconfiança entre os participantes.

Zelensky esteve reunido com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, antes de anunciar sua desistência. Erdogan reiterou a disposição do país em sediar futuras conversas entre os líderes da Rússia e da Ucrânia. “A Turquia está pronta para recebê-los quando estiverem prontos”, declarou.

Foto: Evgeniy Maloletka/AP

Fonte: g1

#Ucrânia #Rússia #Zelensky #Putin #Guerra #Paz #Negociações #Turquia #Geopolítica

Encontre uma reportagem