fbpx

8ª JORNADA DO PATRIMÔNIO É ENCERRADA COM PARTICIPAÇÃO DA GUARDA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A 8ª Jornada do Patrimônio Cultural chegou ao fim neste mês de outubro, mas foi marcada por uma trajetória de valorização das raízes do povo matozinhense. As atividades iniciadas em setembro, a partir de uma parceria entre a Subsecretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Museu Ojú Aiyê, propôs uma exposição com o tema “Tambores, nossos ecos vem de longe”.

Durante esse período foram explorados no espaço do museu, através de um vídeo, a construção histórica do grupo Candombe de Mocambeiro, que comemora 104 anos de evolução. Além disso, foi exposto também, um acervo de objetos do Candombe, tombados pelo patrimônio histórico e, que revelaram, a trajetória do grupo Guarda do Congo de Nossa Senhora do Rosário de Matozinhos, que celebra em 2021, 90 anos.

A última ação contou com a visita da Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário de Matozinhos, ao Museu, e com a presença da Subsecretária Municipal de Cultura e Turismo Daise Ap. de Jesus. Um momento marcado pelos sons dos tambores do candombe, com cantos, danças e rezas. A iniciativa foi destacada pela capitã do grupo, Naiara, como uma boa oportunidade para exaltar essa tradição na cidade. “Ações como essa valorizam as manifestações culturais, remetendo aos grupos o resgate de suas raízes, levando essas atividades aos jovens e crianças, para que não se percam com o tempo”, concluiu.

É válido lembrar que, essa ação realizada em Matozinhos, está inserida na Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, a JPC-MG, que é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a SECULT, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o IEPHA/MG. Tem por finalidade ainda, mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

E se você ainda não conhece o Museu Afro Ojú Aiyê, agende sua visita. Localizado na Rua Carlos Martins, 212, no Centro de Matozinhos, está aberto para visitações toda sexta-feira, das 10 às 16h. O agendamento é feito pelo telefone (31) 98970-1507.

Confira vídeo especial “Tambores, Nossos Ecos Vem de Longe. Ação 2 / Exposição: “Falas de nossa História, sons de nossas raízes” – Guarda do congo de Nossa Senhora do Rosário de Matozinhos: clique aqui

Encontre uma reportagem