Sete a cada dez mulheres começaram a empreender depois de ter filhos. A maioria foi motivada pela maternidade e a busca por um trabalho que permitisse maior flexibilidade de horários, já que são elas que precisam, dentro de casa, dedicar mais tempo às atividades domésticas e aos cuidados com os filhos.
As conclusões são de uma pesquisa sobre maternidade e empreendedorismo realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). O levantamento foi feito entre os dias 8 e 18 de abril, com a participação de 919 pessoas moradoras do estado, e divulgado nesta semana.
Entre as mulheres ouvidas pela pesquisa, 74,71% têm filhos. Enquanto 63,3% das entrevistadas realizam tarefas domésticas, como limpeza da casa, todos os dias, apenas 25,6% dos homens fazem isso sete dias por semana.
Além disso, 66,8% das mulheres preparam as refeições da casa todos os dias, enquanto apenas 27,5% dos homens dedicam esse tempo à tarefa.
O padrão se repete quando o assunto é higiene dos filhos. Quase metade das mulheres (49,3%) cuida dessa atividade todos os dias. Entre os homens, o índice é de 38,2%.
Mais tempo com os filhos
A maior parte das mulheres (73%) começou a empreender depois de ter filhos e, para 53,6% delas, a maternidade influenciou na decisão. Principalmente para terem mais tempo e flexibilidade de horários:
Principais formas como a maternidade/ paternidade te motivou a empreender
Motivação | Mulheres | Homens |
Ajudando a escolher/ter ideia do que fazer | 15% | 9% |
Inspirando/ dando forças para superar os obstáculos | 47% | 53% |
Fazendo com que eu me preocupe mais em obter renda para a qualidade de vida da família | 57% | 85% |
Levando a preferir um trabalho que permita maior independência e flexibilidade de horários | 73% | 36% |
Fazendo me sentir melhor preparado após os aprendizados com os cuidados dos filhos | 30% | 20% |
As empreendedoras têm mais dificuldade de conciliar o cuidado dos filhos com o cuidado do próprio negócio. Enquanto 47,3% delas apontaram grau de dificuldade de 6 a 10, apenas 31% dos homens relataram dificuldade maior do que 5.
Três a cada dez mulheres não conseguem dedicar tempo suficiente ao negócio, dificuldade que atinge apenas 10% dos homens.
Fonte: Globo.