VÍDEO: Lula afirma que pretende levar Janja em encontro com Donald Trump

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira (29) que pretende levar a primeira-dama, Janja, em sua futura conversa com o presidente norte-americano, Donald Trump. A fala ocorreu durante a 5ª Conferência de Política para as Mulheres, em Brasília.

Enquanto Lula comentava sobre a importância de suas ex-esposas e da atual primeira-dama em sua vida e trajetória política, Janja reagiu de forma bem-humorada, fazendo um sinal negativo com a mão. Ao final do discurso, Lula citou uma frase que, segundo ele, é dita frequentemente por Janja: “O futuro da humanidade é feminino, portanto, se preparem que mais dia, menos dia, vocês vão estar governando esse planeta.”

O presidente brasileiro tem o hábito de incluir a primeira-dama em suas comitivas internacionais. Em algumas ocasiões, Janja chegou a viajar antes dele e cumpriu agendas próprias, como no Japão, na Rússia e, mais recentemente, nos Estados Unidos.

A participação de Janja em eventos oficiais já gerou polêmica, como em maio, durante a visita de Lula ao presidente da China, Xi Jinping, quando ela fez críticas aos efeitos nocivos das redes sociais, como o TikTok. À época, a primeira-dama foi alvo de críticas, mas recebeu a defesa do presidente.

Até o momento, Brasil e Estados Unidos não definiram data, local ou formato para a conversa entre Lula e Trump sobre o tarifaço. Na semana passada, durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, os dois líderes tiveram uma rápida interação e concordaram em retomar o diálogo nesta semana.

Auxiliares do presidente brasileiro avaliam que o mais prudente seria um primeiro contato por telefone ou videoconferência, seguido de um encontro presencial. Entre as possibilidades em estudo estão uma reunião na Casa Branca, na residência de Trump em Mar-a-Lago, ou em um terceiro país, aproveitando agendas de viagens internacionais.

Reprodução/Agência Brasil
Fonte: g1

#prosite


via IFTTT

Encontre uma reportagem