O calendário de 2026 promete ser um dos mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja aproveitar grandes folgas. De acordo com levantamento divulgado pelo g1, nove dos dez feriados nacionais cairão em dias úteis, sendo que sete deles ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação dos chamados feriadões sem necessidade de folgas adicionais.
Entre as datas, estão o Dia do Trabalho, que cairá em uma sexta-feira, e a Independência do Brasil, marcada para uma segunda-feira. Outras comemorações, como a Confraternização Universal, em uma quinta-feira, e Tiradentes, em uma terça-feira, também poderão se transformar em feriados prolongados caso haja a possibilidade de emenda com dias de descanso extras.
Com esse cenário, até nove feriados nacionais poderão ser emendados. Além disso, ao considerar os pontos facultativos de Carnaval e Corpus Christi, o número de oportunidades para prolongar as folgas ultrapassa dez datas. No caso do Carnaval, o período de segunda a quarta-feira de Cinzas é tradicionalmente tratado como um único feriadão.
Embora ainda não tenha sido publicada a portaria oficial do governo federal definindo os pontos facultativos, a tendência é que sejam mantidas as mesmas datas já adotadas nos anos anteriores. Vale lembrar que feriados estaduais e municipais, como aniversários de cidades e celebrações religiosas, podem deixar o calendário ainda mais vantajoso em determinadas regiões.
Foto: Felipe Figueiredo/@figfelipefoto
Fonte: g1 Trabalho e Carreira