Dormir com fita adesiva na boca não melhora o sono e pode causar sufocamento

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Especialistas em saúde alertam que a prática de dormir com a boca tapada por fita adesiva, popularizada em redes sociais como o TikTok, não tem comprovação científica e pode trazer sérios riscos, incluindo sufocamento e agravamento de distúrbios como a apneia do sono.

De acordo com a Dra. Kimberly Hutchison, neurologista e especialista em medicina do sono da Oregon Health & Science University, os poucos estudos existentes sobre o tema são limitados, mostram benefícios modestos e não justificam a adoção da prática.

A respiração pelo nariz é considerada mais saudável por filtrar poeira e alérgenos antes de chegarem aos pulmões, além de reduzir o ressecamento da boca e da garganta. No entanto, forçar essa respiração com o uso de fitas adesivas pode ser perigoso.

O Dr. David Schulman, da Universidade Emory, explica que existem alternativas seguras para tratar problemas relacionados à respiração durante o sono, como o uso de protetores bucais prescritos e aparelhos de CPAP. Além disso, fatores como tabagismo e obesidade também podem estar associados à apneia e devem ser avaliados.

Respirar pela boca constantemente pode ser um indicativo de problemas de saúde mais graves. A apneia obstrutiva do sono, por exemplo, interrompe a respiração repetidas vezes durante a noite e pode ter consequências sérias para a qualidade de vida. Para identificar corretamente a causa, especialistas recomendam a realização de exames de sono, alguns disponíveis para serem feitos em casa.

Foto: Adobe Stock

Fonte: Associated Press / g1 Saúde

Encontre uma reportagem