Zoonoses e Defesa Civil intensificam ações contra a Febre Maculosa em Matozinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Prefeitura de Matozinhos, por meio das equipes de Zoonoses e Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira, 3, uma ação preventiva no Bairro Vista Alegre, região que concentra os maiores registros de casos suspeitos de febre maculosa no município. A localidade já contabiliza dois óbitos confirmados de moradores da Rua Guaribu, o que elevou a preocupação e a necessidade de medidas mais efetivas.

Durante a visita, agentes de endemias e integrantes da Defesa Civil orientaram os moradores sobre como proceder para evitar a proliferação do carrapato-estrela, transmissor da doença. Além das instruções, foram distribuídos repelentes como medida de proteção imediata.

Na Escola Municipal Jovina de Mello Veado, situada no mesmo bairro, uma palestra foi ministrada para os alunos, reforçando informações sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. O encontro também prestou uma homenagem a um ex-aluno da instituição que faleceu no último fim de semana em decorrência da febre maculosa.

A Secretaria de Saúde destaca que a informação é a principal ferramenta de prevenção. A febre maculosa é uma doença grave e potencialmente letal se não tratada rapidamente. Em caso de picada de carrapato e aparecimento de sintomas como febre, manchas vermelhas na pele, náuseas, mal-estar, dores no corpo e na cabeça, é fundamental procurar atendimento médico imediato, informando o contato com o carrapato para que o tratamento adequado seja iniciado sem demora.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Matozinhos

Fonte: Prefeitura de Matozinhos

Encontre uma reportagem