Em conversa de 30 minutos, Lula e Trump ‘relembraram boa química’ e petista pediu retirada de tarifaço, diz Planalto

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por videoconferência nesta segunda-feira (6), em um encontro virtual que durou cerca de 30 minutos. Durante a conversa, Lula pediu a Trump que reveja o tarifaço de 40% imposto sobre produtos brasileiros e defendeu a retomada de uma relação comercial mais equilibrada entre os dois países.

De acordo com nota oficial do Palácio do Planalto, os dois líderes “relembraram a boa química” que tiveram durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e concordaram em marcar um encontro presencial em breve — ainda sem local definido. Eles também trocaram contatos pessoais para manter uma linha direta de comunicação.

Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para conduzir as negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda Fernando Haddad e o chanceler Mauro Vieira.

Durante a reunião, Lula sugeriu que o primeiro encontro presencial ocorra na Malásia, durante a próxima cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), no fim do mês. O presidente brasileiro também reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA), e declarou estar disposto a viajar aos Estados Unidos para tratar pessoalmente de temas econômicos e ambientais.

📸 Foto: Divulgação / Palácio do Planalto

📍 Fonte: G1 Política

Encontre uma reportagem