Nova fábrica da Heineken inaugurada no Sul de Minas vai gerar mais de 11 mil empregos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Governo de Minas Gerais participou, nesta quinta-feira (6/11), da inauguração oficial da nova fábrica do Grupo Heineken, em Passos, no Sul do estado. Com investimento de R$ 2,5 bilhões, a unidade é a primeira cervejaria da empresa construída do zero no Brasil e uma das mais modernas do grupo, com destaque para práticas sustentáveis e tecnologia de ponta.

Com capacidade inicial de produção de 5 milhões de hectolitros por ano, a nova planta gerou 350 empregos diretos — 60% deles ocupados por moradores da região — e 11 mil indiretos durante a fase de obras. O empreendimento contou com apoio do Governo de Minas, por meio da Invest Minas, desde a concepção até a inauguração.

A fábrica ocupa uma área equivalente a 140 campos de futebol e foi instalada após estudos que consideraram fatores como disponibilidade hídrica, logística, impacto ambiental e potencial de desenvolvimento socioeconômico local. A localização estratégica de Passos permite mais eficiência na distribuição para os principais centros consumidores da região Sudeste.

O projeto também impulsiona o bairro empresarial Figueiredo Smart City, que poderá atrair cerca de 100 novas empresas, além de fortalecer os setores de embalagens, comércio e serviços, contribuindo para o aumento da arrecadação e melhorias na infraestrutura local.

A nova unidade inicia suas operações com as marcas Heineken e Amstel, ambas 100% puro malte, para atender à crescente demanda por cervejas premium no Brasil. Atualmente, seis em cada dez cervejas puro malte vendidas no país são da marca Heineken.

As obras da planta começaram em 2023, após tratativas iniciadas em 2019, e envolveram diversas secretarias estaduais e órgãos públicos, como Semad, Seinfra, DER-MG e Cemig, que garantiram a infraestrutura e o fornecimento de energia necessários. Em agosto deste ano, foi concluída a melhoria do acesso viário pela MG-050.

Sustentável e moderna, a cervejaria adota sistemas de eficiência hídrica e energética, além de tecnologias para tratamento e reuso de água, reforçando o compromisso da empresa com a agenda ambiental de Minas Gerais e as políticas estaduais de descarbonização.

📸 Crédito: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

📍 Fonte: Agência Minas Gerais

Encontre uma reportagem