Área de escape do Anel de BH ganha nome de sindicalista que morreu em acidente e lutou por via

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A área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte foi oficialmente nomeada em homenagem a José Acácio Carneiro, um sindicalista que dedicou sua vida à luta pela construção dessa importante obra e que, tragicamente, perdeu a vida em um acidente envolvendo um caminhão.

A sanção da Lei 11.916, que formaliza a nova denominação da estrutura localizada no Km 541, foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (7). A proposta, de autoria dos vereadores Bruno Miranda (PDT) e Irlan Melo (Republicanos), reconhece o legado de Zé Carneiro, um dos principais defensores da instalação de dispositivos de segurança no Anel Rodoviário.

Os parlamentares que defenderam o projeto ressaltaram que Zé Carneiro acreditava que as áreas de escape eram a solução mais eficaz para minimizar tragédias envolvendo veículos de carga sem freios. Ele chegou a apresentar estudos sobre o assunto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Carneiro foi presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Bens do Estado de Minas Gerais e representou o Movimento União Brasil Caminhoneiro em Minas Gerais. Infelizmente, em 18 de janeiro de 2013, aos 62 anos, ele faleceu em um engavetamento na BR-040, onde foi atingido por um caminhão descontrolado. O acidente, que envolveu três carros e uma moto, ocorreu próximo ao Viaduto da Mutuca, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A área de escape que agora leva o nome de José Acácio Carneiro foi projetada para frear veículos pesados que perdem os freios na descida do Anel Rodoviário, na região próxima ao bairro Buritis. Construída pela Prefeitura de Belo Horizonte, a estrutura teve um investimento de R$ 3,5 milhões e levou nove meses para ser concluída. Funciona como uma grande “caixa de areia”, composta por um leito de concreto preenchido com argila expandida, conhecida como cinasita, um material leve que aumenta o atrito e “suga” o veículo, reduzindo sua velocidade até a parada total, semelhante ao que é utilizado em pistas de automobilismo. Desde sua inauguração em agosto de 2022, a área de escape já foi utilizada pelo menos 14 vezes, evitando potenciais acidentes graves.

O local é monitorado 24 horas por dia por câmeras do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). Quando um veículo entra na estrutura, um protocolo de segurança é acionado, mobilizando equipes da BHTrans, Polícia Militar Rodoviária e serviços de reboque para a remoção segura do caminhão.

Fonte: BHAZ
Foto: BHAZ

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