Geralmente, notamos que estamos ganhando peso quando a barriga aumenta ou as roupas começam a ficar apertadas. No entanto, uma parte do corpo que muitas pessoas não percebem que pode indicar problemas de saúde é o pescoço. Alterações na espessura do pescoço podem sinalizar condições de saúde. Especialistas afirmam que a circunferência ideal do pescoço deve variar entre 33 a 35 centímetros para mulheres e 37 a 40 centímetros para homens, segundo Shiv Kumar Sarin, diretor do ILBS em Delhi, na Índia.
A medição do pescoço pode fornecer informações adicionais sobre a saúde, uma vez que o Índice de Massa Corporal (IMC), que é a forma tradicional de estimar a gordura corporal, não é sempre eficaz, principalmente para pessoas com maior massa muscular. A espessura do pescoço pode indicar se alguém está caminhando para a obesidade, conforme destaca Amitav Banerjee, professor do DY Medical College em Pune, na Índia. A gordura acumulada no pescoço é diferente da gordura subcutânea, e pode estar associada a problemas mais sérios, como a síndrome metabólica, que aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.
A presença de gordura no pescoço pode estar relacionada a outras condições de saúde, como colesterol alto, fígado gorduroso e pressão alta. Mohsin Wali, consultor sênior do Sir Ganga Ram Hospital em Delhi, ressalta a importância de investigar essas questões. Além disso, um pescoço mais grosso pode estar associado a apneia do sono, afetando a qualidade do descanso.
Por outro lado, um pescoço mais fino que o normal também não deve ser ignorado, pois pode ser um sinal de anemia. O médico Atreya Niharachandra, de Bengaluru, na Índia, afirma que essas pessoas podem precisar de suplementos de ferro e, em alguns casos, transfusões de sangue. Além disso, pessoas com pescoço fino podem ter uma vértebra cervical extra, o que, em raros casos, pode causar problemas como dormência nas mãos.
Outra condição relacionada ao pescoço é o bócio, que resulta do aumento da glândula tireoide. Embora geralmente não cause dor, o Serviço Público de Saúde do Reino Unido recomenda que qualquer inchaço na região do pescoço seja avaliado por um médico.
Portanto, ao se olhar no espelho, é importante prestar atenção ao pescoço, pois ele pode revelar mais sobre a saúde do que se imagina.
Crédito da foto: Getty Images via BBC. Fonte: g1.


















