**Onça-pintada Maya, do Zoológico de Belo Horizonte, Recebe Tratamento Médico**
A onça-pintada Maya, residente do Zoológico de Belo Horizonte, está internada para tratamento de uma fratura óssea em uma das patas. A prefeitura de BH divulgou uma nota informando que o ferimento foi identificado no dia 17 de outubro, após o animal começar a mancar. Maya chegou à capital mineira em abril deste ano.
A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) informou que, após a identificação da fratura na perna traseira direita, Maya passou por uma cirurgia ortopédica em 21 de outubro, realizada no Hospital da Escola Veterinária da UFMG. Felizmente, a onça já apresenta uma “recuperação satisfatória” no hospital do zoológico.
Maya passou por um período de quarentena ao chegar em Belo Horizonte, durante o qual biólogos e veterinários monitoraram sua saúde e comportamento. Após essa fase, ela foi liberada para interagir com os visitantes, mostrando-se tranquila e adaptável ao novo ambiente.
Aos cuidados do Programa de Conservação ex situ de Onça-Pintada do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Maya completou um ano em junho e antes de se mudar para BH, vivia no ‘Animália Park’, em Cotia, São Paulo. Conhecidas por seus hábitos noturnos, as onças-pintadas são ágeis nadadoras e escaladoras, sendo frequentemente vistas descansando perto de rios e lagoas.
Em um contexto recente, a prefeitura também confirmou a morte de dois animais do zoológico: a leoa Pretória e a chimpanzé Kelly, ambas após procedimentos anestésicos. O prefeito Álvaro Damião anunciou que a prefeitura irá investigar as causas dessas mortes, enfatizando a importância da saúde e bem-estar dos animais do zoológico.
**Fontes: BHAZ, Juan Espanha/PBH**




















