Minas Gerais amplia ações de prevenção e registra avanço nos atendimentos das unidades de segurança

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Minas Gerais registrou crescimento nas ações de prevenção à criminalidade ao longo de 2025. As Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs), ligadas à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), contabilizaram mais de 105 mil atendimentos no primeiro quadrimestre do ano, um aumento de 8,75% em relação ao mesmo período de 2024.

Os programas voltados à mediação de conflitos, acompanhamento de alternativas penais e prevenção de homicídios entre adolescentes — como Fica Vivo!, Mediação de Conflitos e Ceapa — apresentaram expansão nas atividades. Juntos, somaram mais de 105 mil atendimentos entre janeiro e abril.

A estratégia estadual também envolve ações coordenadas entre forças de segurança por meio de metodologias integradas de gestão e uso de ferramentas tecnológicas. Entre os destaques está o Sistema de Localização (SILOC), que permite identificar com precisão chamadas feitas aos números de emergência, reduzindo o tempo de resposta em áreas urbanas e rurais.

Além das ações de prevenção e tecnologia, o estado tem avançado em iniciativas de reinserção social, oferecendo oportunidades de trabalho dentro de unidades prisionais em parcerias com mais de 600 empresas.

As ações seguem acompanhadas de investimentos em formação de profissionais da segurança pública, por meio de ciclos de capacitação e debates integrados entre diferentes corporações.

Fonte da matéria: O Tempo

Crédito da foto: Marcilene Neves / PMMG

Encontre uma reportagem